Translate

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia 3 de Maio


Nascimento:

Nicolau Maquiavel (em italiano Niccolò Machiavelli; Florença, 3 de maio de 1469 — Florença, 21 de junho de 1527) foi um historiador, poeta,diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia.

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli viveu a juventude sob o esplendor político da República Florentina durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.

Como renascentista, Maquiavel se utilizou de autores e conceitos da Antiguidade clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas, e entre os conceitos apropriados por ele, encontram-se o de virtù e o de fortuna.

O "Príncipe" é provavelmente o livro mais conhecido de Maquiavel.

Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos querem obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso. A natureza humana também não se alteraria ao longo da história, fazendo com que seus contemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história dessa e de outras civilizações servissem de exemplo. Falta-lhe um senso das mudanças históricas.

Como consequência acha inútil imaginar Estados utópicos, visto que nunca antes postos em prática e prefere pensar no real. Sem querer com isso dizer que os seres humanos ajam sempre de forma má, pois isso causaria o fim da sociedade, baseada em um acordo entre os cidadãos. Ele quer dizer que o governante não pode esperar o melhor dos homens ou que estes ajam segundo o que se espera deles.

"Mesmo as leis mais bem ordenadas são impotentes diante dos costumes"

— Nicolau Maquiavel

***

Eventos:

- Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

"Todos podem dizer o que pensam, mas, todavia, poderão responder pela violação à honra, à intimidade e à vida privada de terceiros." (autor desconhecido)

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la" (Voltaire).

“A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx).

"Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade" (Rui Barbosa, escritor e político brasileiro).

"Feliz o país que tem uma imprensa livre e democrática" (Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República do Brasil).

"A liberdade da imprensa é talvez o melhor remédio e corretivo do abuso das outras liberdades."( Marquês de Maricá )


- Dia Internacional do Sol

sol
sola
solaçoso
solado
solama
solanáceo
solandre
solâneo
solano
solão
solapar
solarengo
solar

sole
solear
solecismo
solecista
soleçole
soledade
sol-e-dó
soleira
solene
solenidade
solenização
solenizador
solenizar
solenoidal

solicitação
solicitador
solicitamente
solicitante
solicitar
solicitável
solícito
solicitude
solidamente
solidão
solidar
solidariamente
solidariedade
solidário
solidarizar

solo

solubilidade
solubilizar
soluçado
soluçante
soluçantemente
solução
soluçar
solucionar
solucionista
soluço
soluçoso
solutivo
soluto
solúvel



*Pesquisas - Wikipédia - Dicionário Priberam - Pensador
* fotos google

Nenhum comentário:

Postar um comentário